domingo, 6 de outubro de 2013

CAMPINA GRANDE PODERÁ GANHAR BANCO PÚBLICO DE CÉLULAS TRONCO


Duas pessoas com doença falciforme passaram por cirurgias de quadril utilizando células-tronco na recomposição da cabeça do fêmur, na última sexta-feira, 18 de setembro, no Complexo Hospitalar Professor Edson Santos (HUPES), da Universidade Federal da Bahia. 

Os pacientes paraibanos são Pamella Suellin Paulino e José Nildo da Silva, operados pela equipe do médico ortopedista Gildásio Daltro. “A cirurgia transcorreu muito bem e eles já podem receber alta”, disse o médico que é diretor da Clínica Ortopédica do HUPES.

Esse tipo de procedimento médico está cada vez mais frequente e se aqui no Estado da Paraíba houvesse um banco de células-tronco os hospitais poderiam se especializar na área, beneficiando inúmeros pacientes acometidos por várias enfermidades cujas intervenções médicas podem ser mediadas satisfatoriamente com o uso desse verdadeiro tesouro.

As células-tronco que podem originar outros tipos de células, que se multiplicam e se especializam promovendo a cura dessas doenças podem ser armazenadas em bancos de células.

Pensando nisto, o Vereador Bruno Cunha Lima (PSDB) protocolou projeto de lei que cria no Município de Campina Grande o Banco Público de Células-Tronco. O Projeto nº. 277/2013 está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação para, em seguida, ser votado em Plenário.

De acordo com Bruno, a ideia surgiu através de uma conversa aprofundada com membros de especialidades médicas que demonstraram essa necessidade, inclusive a viabilidade de Campina realmente vir a ter um Banco de Células-troncos e com isto beneficiar inúmeros pacientes que precisam se deslocar para os grandes centros.

(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário