terça-feira, 1 de abril de 2014

EM CAMPINA: VEREADOR REQUER INSTALAÇÃO DE CENTRO DE TRIAGEM E OBSERVAÇÃO CRIMINOLÓGICA


A escalada da violência atingiu, nos últimos tempos, patamares nunca vistos e a principal vítima tem sido a sociedade, refém de situações cada vez mais alarmantes, o que tem desafiado os gestores públicos a tomarem posição estratégica, a estarem um passo a frente das ações criminosas.

A propositura é de autoria do vereador  Bruno Cunha Lima (PSDB), que explicou a função da unidade denominada de CENTRO DE TRIAGEM E OBSERVAÇÃO CRIMINOLÓGICA: “Em linhas gerais, trata-se de um prédio sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado, providos de equipamentos e meios técnicos para identificação, análise e processamento de informação e desenvolvimento de perfil criminológico do preso e/ou apreendido em geral”.

Entendo o assunto:

COMO FUNCIONA O CENTRO DE TRIAGEM E OBSERVAÇÃO CRIMINOLÓGICA? 
Ao chegar na unidade, com capacidade de abrigar 200 pessoas, por um espaço não superior a 30 dias, o preso passará por várias etapas de identificação, concluindo com a análise do perfil criminológico.

Além do perfil criminológico, uma Comissão Especial produzirá, com base em todo o apanhado o perfil jurídico de cada preso, ampliando as possibilidade de ressocialização efetiva, representando numa resposta eficaz prol dignidade humana. O Centro pode funcionar também como núcleo de gerenciamento de crise.

POR QUÊ CAMPINA? 
Por se tratar de uma cidade que capitaneia outras 66 em seu entorno, além de geopoliticamente ligar o Sertão, Cariri, Brejo com o Litoral, possibilitando ao Centro de Triagem e Observação Criminológica triangular o mapa do crime no Estado da Paraíba, sendo um suporte avançado para o tráfego de informações seguras para as mais diversas operações da Polícia Civil, Militar e Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário