segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PROPOSITURA IRÁ CRIAR O SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA


Existe no imaginário popular uma noção distorcida da realidade do que se passa no cotidiano da Câmara dos Vereadores de Campina Grande, que aliás, demonstra sinais de evolução com os meios mais modernos de fazer conhecidos os trabalhos realizados na Casa Félix Araújo. A idéia de que vereador “não faz nada” é inconsistente diante da produção legislativa de muitos representantes que já passaram por aquela Casa e pelos que atualmente continuam a desenvolver e apresentar projetos consistentes pela constitucionalidade e boa prática jurídica. Não são todos, mas existem ali pessoas meritórias, pelo trabalho e esforço contínuos.

O que acontece, é que, o projeto de lei é protocolado, apresentado à apreciação do plenário, discutido e, conforme o teor, aprovado. Segue para a sanção do prefeito. Caso seja vetado, retorna para a Câmara com a devida justificativa do veto. Se sancionado, passa a vigorar de acordo com a data de sua publicação.

Mas, para o desconhecimento completo do cidadão, os projetos sancionados são catalogados na Procuradoria do Município e distribuídos para as secretarias conforme sua competência, para a execução de acordo com o caso. Se publicizado por algum órgão da imprensa o teor do projeto perdura alguns dias ou semanas, depois cai no esquecimento.

Isto porque não existe em Campina Grande um Sistema Integrado de Informação Legislativa que reúna todas as informações sobre a produção legislativa e responda de maneira instantânea questões como, por exemplo, Saúde Pública: quais projetos sancionados especificamente nessa área no ano de 2012, as Ementas desses projetos, a disponibilização do texto integral em arquivo aberto (pdf e assemelhados), quem é o autor, Nome, Partido; E os projetos vetados, quais as justificativas, o mesmo ritual de disponibilização de informação.

O mesmo procedimento se aplicando também as emendas a Peça Orçamentária. O parecer na íntegra da Comissão de Orçamento, Fiscalização e Finanças e assim por diante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário