quinta-feira, 4 de julho de 2013

LIXO TECNOLÓGICO: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA NEGLIGENCIADA



Tramita na Câmara Municipal de Campina Grande, o Projeto de Lei nº 149/2013, de  autoria do Vereador Bruno Cunha Lima (PSDB) que normatiza, disciplinando a coleta, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final de lixo tecnológico no Município de Campina Grande objetivando minimizar os sérios impactos ambientais causados por esse tipo de descarte.

De acordo com Bruno, "as implicações críticas vão desde a contaminação dos lençóis freáticos, desencadeando a contaminação humana o que leva a comprometimento do sistema nervoso e alguns tipos de cancer", explicou.

O texto do projeto, se aprovado pelo Plenário da Câmara e sancionado pelo Prefeito irá endurecer as regras de utilização e destinação final do lixo eletrônico na cidade de Campina Grande. A proposta já tem parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Convivência e Sustentabilidade do Semiarido.

Entendendo o assunto:

Os riscos estão onde as pessoas nem imaginam.

Existem substâncias químicas que levam muito perigo a vida e conseqüências terríveis para a saúde dos seres vivos e também, da nossa natureza.

Muitos desses compostos químicos descritos a baixo estão presentes em túbos de televisores abandonados, lâmpadas de neon, componentes de computadores, pilhas, baterias de celulares, e tantos outros descartes que a maioria, julgamos inovencíveis. Veja:

Cádmio
Tipo de contaminação: inalação e toque.
Efeito: agente cancerígeno, afeta o sistema nervoso, provoca dores reumáticas, distúrbios metabólicos e problemas pulmonares.

Zinco
Tipo de contaminação: inalação.
Efeito: provoca vômitos, diarréias e problemas pulmonares.

Manganês
Tipo de contaminação: inalação.
Efeito: Anemia, dores abdominais, vômito, seborréia, impotência, tremor nas mãos e perturbações emocionais.

Cloreto de amônia
Tipo de contaminação: inalação.
Efeito: acumula-se no organismo e provoca asfixia.

Chumbo
Tipo de contaminação: inalação e toque.
Efeito: irritabilidade, tremores musculares, lentidão de raciocínio, alucinação,
Insônia e hiperatividade.


(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário