terça-feira, 5 de março de 2013

Projeto de Bruno: Campina Grande poderá ter CVT da Moda



Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei de autoria do Vereador Bruno Cunha Lima que institui o Centro Vocacional Tecnológico da Moda.


As melhores práticas de implantação, modernização e implantação de CVTs se constituem numa realidade presente em muitos municípios brasileiros. Cidades que não têm um polo tecnológico como Campina Grande e também não possuem posição geográfica privilegiada do ponto de vista da infraestrutura econômica e logística, o que representa um terreno fértil para incentivo a ascensão de um polo têxtil, possuem CVTs com excelentes resultados. 

E, nesse contexto, o Centro Vocacional Tecnológico da Moda poderá ser um instrumento importante de desenvolvimento de competências ligadas à produção da moda.

O Centro Vocacional Tecnológico da Moda é o lugar de intercâmbio, práticas de gestão, capacitação e desenvolvimento de competências na área de confecções, abrindo inclusive a possibilidade de parcerias com instituições de fomento como o SEBRAE e Embrapa Algodão.

De acordo com Bruno, a natureza do CVT da Moda atende ao pressuposto de que a geração de emprego e a distribuição de renda só acontecerão quando o Poder Público e a sociedade civil organizada investirem no capital humano e procederem a uma profunda transformação na lógica do desenvolvimento. "Temos que definir com urgência: desenvolvimento para quê e para quem? O modelo que temos de discutir é o que esteja baseado numa economia que leve em conta as pessoas", argumentou.

O Projeto de Lei que cria o CVT da Moda em Campina, além de favorecer um ambiente criativo orientado para o mercado da moda, abrirá espaço para inclusão digital da comunidade. Servirá também, segundo o autor, para, ao lado do mecanismo educacional, possibilitar a implantação de um amplo sistema de informação tecnológica no sentido de proporcionar aos pequenos segmentos produtivos, hoje mergulhados num verdadeiro analfabetismo tecnológico, condições de conhecer e de se apropriar de novas tecnologias, arrematou.

O texto do Projeto segue para apreciação do Poder Executivo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário