quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

DESENVOLVIMENTO SOCIAL LOCAL E O DIA DA FRATERNIDADE UNIVERSAL



O Papel fundamental dos Clubes de Mães e das SABs de Campina

No dia 1º de janeiro se comemora o Dia Mundial da Paz e o Dia da Fraternidade Universal, isto para nos lembrar a todos que somos seres da convivialidade, da sociabilidade, da comunicação de sentimentos, afetos e demandas existenciais que se dão em nível local e vão-se até atingir o regional, nacional e mundial.

“Não podemos ficar apenas no desejo da paz e da solidariedade, precisamos nos mobilizar para promover a cultura social da paz, da harmonia e do crescimento local”, afirmou o Vereador Bruno Cunha Lima (PSDB).

Partindo desse entendimento, destaca-se a existência de um trabalho pouco visto e reconhecido desenvolvido por dois tipos de entidades sem fins lucrativos: o Clube de Mães e a Sociedade de Amigos do Bairro (SAB).

São entidades de grande relevância social por desenvolverem trabalhos diversos de promoção social no âmbito das comunidades locais, presentes na maioria dos bairros, especialmente os mais distantes dos centros e do olhar do poder público, os bairros periféricos marcados por acentuados indicadores de vulnerabilidade social.

Os Clubes de Mães, sobrevivendo de ajudas e contribuições de populares desempenham um papel fundamental no Bairro, mantendo contato direto com mães de famílias que encontram nestes espaços acolhida, apoio e capacitação através da oferta de cursos práticos desenvolvendo a criatividade, além de fortalecer os laços sociais entre a comunidade.

Já as Sociedades de Amigos do Bairro se constituem noutra fonte de integração social importante por reunir um leque de atividades que envolvem as mais diversas faixas etárias. É o espaço privilegiado de lazer, da prática de esportes, do encontro social, lugar no qual voluntários com suas diversas competências dão, dentro de suas limitações, as mais variadas contribuições em nome do espírito solidário e do crescimento do Bairro.

Histórias de contribuições abnegadas são muitas: a do professor de capoeira que ministra aulas gratuitas, da professora universitária que desenvolve projetos na área ambiental, do músico que recebe tantos alunos carentes sem cobrar pelas aulas, do professor de danças que promove e resgata a cultura local com tantas possibilidades e valores ali encontrados. Tantas outras histórias de gente que se doa em prol da causa social sem pensar em reconhecimentos, apenas em fazer o bem à coletividade.

Neste particular, o Vereador Bruno Cunha Lima tem buscado através de proposituras aprovadas na Câmara Municipal de Campina Grande no ano de 2013, traduzir a real necessidade de o poder público lançar um olhar mais atencioso para estas instituições. Foram feitos requerimentos solicitando a construção, reforma e destinação de recursos do Orçamento Municipal na área da assistência social específicos para os Clubes de Mães e Sociedade de Amigos de Bairro que, comprovadamente, estão em pleno desenvolvimento de atividades sociais nos seus respectivos bairros.


De acordo com Bruno, esta será uma das teclas contínuas que farão parte das temáticas do ano de 2014 na Câmara Municipal. O objetivo é chamar a atenção do poder público para a importância dessas instituições no fomento, inclusive, das próprias políticas públicas e melhoria dos indicadores sociais. 

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário