sábado, 3 de maio de 2014

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: MOVIMENTO CONTRA A PSICOFOBIA.


O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antonio Geraldo da Silva, está empreendendo um movimento de sensibilização nacional, é a luta contra a psicofobia. A palavra ganha novos contornos na atualidade por designar atitudes preconceituosas e discriminatórias contra as deficiências e os transtornos mentais.

Pouco antes de morrer, o humorista Chico Anysio decidiu entrar na luta contra o preconceito que cerca as doenças mentais. Ele sofria de depressão e, num sábado à tarde, recebeu em casa o médico Antonio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), para gravar um depoimento.

Em Campina Grande, o vereador Bruno Cunha Lima (PSDB) apresentou, no Plenário da Câmara, moção de apoio ao Movimento Nacional contra a Psicofobia. "Existe no Congresso Nacional iniciativas legislativas no sentido de criminalizar atitudes e todas as formas de discriminação, preconceito e atos de violência contra pessoas portadoras de deficiência e transtornos mentais. E, nós queremos com essa moção de apoio, fomentar no âmbito municipal a clara noção de que o diálogo humanizador é fundamental  para superação de velhos paradigmas que tanto tem penalizado, ao longo da história, o doente mental e até mesmo, pessoas com os mais variados tipos de transtornos, como estigmas, que são verdadeiras cicatrizes sociais rotulantes, que prejudicam a convivência salutar", explicou.

(Publicado pela Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário