segunda-feira, 9 de junho de 2014

LEI SANCIONADA HOMENAGEIA O HISTÓRICO LIVREIRO ZÉ PEDROSA



Projeto de autoria do Vereador Bruno Cunha Lima (PSDB), sancionado pelo Prefeito, vai homenagear o livreiro Zé Pedrosa com nome de Escola Municipal. 

Há poucos meses, foi comemorado o Centenário de Zé Pedrosa, personagem da história do desenvolvimento intelectual de Campina, que as novas gerações precisam conhecer. 

No tempo em que as publicações eram raríssimas no interior do Nordeste, ter um livro era privilégio de poucos. Era o tempo dos leitores ávidos pelo conhecimento, pelas novas descobertas. 

Foi nesse ponto que se notabilizou o empreendedorismo literário de Zé Pedrosa que frisava sempre: "Faça do livro seu melhor amigo!". A cada novidade dos grandes centros, lá vinha Zé, com um pacote cuidadosamente arranjado, daqueles de papel grosso, amarrado com cordão de agave, destinado a seus ilustres clientes. 

Não ter o dinheiro no momento para adquirir os exemplares não era obstáculo algum. Zé insistia: "Fique com o livro, pague-me quando puder!". E, assim o livreiro Zé Pedrosa conquistava não apenas clientes, mas admiradores. 

Sua livraria durante muito tempo se tornou encontro de intelectuais que discutiam toda sorte de assuntos, da arte à política. Não havia outro lugar na cidade para se atualizar com os assuntos do momento da conjuntura nacional que não a Livraria Pedrosa.

Muito se há de que contar sobre o velho Pedrosa e sua enorme contribuição para o crescimento intelectual desta cidade, sendo, portanto, justa e em boa hora, a homenagem que vai conferir a uma das unidades escolares de Campina, o nome de Escola Municipal Livreiro José Pedrosa.
(Postado pela Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário