sexta-feira, 24 de maio de 2013

CAMPINA GRANDE: APROVADO NA CÂMARA REQUERIMENTO DE BRUNO CUNHA LIMA SOBRE CAMPANHA INTENSIVA DE LEITE MATERNO



Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano. Existe em todo o país uma carência de suprimento desse alimento tão importante para os primeiros dias de vida do recém-nascido, e Campina não foge a essa realidade.

Essa constatação motivou o Vereador Bruno Cunha Lima (PSDB) a solicitar, através de requerimento já aprovado no Plenário e encaminhado ao órgão competente (Protocolado no dia 07/05) que fosse realizada no município campanha intensiva de captação de doadoras de leite humano para suprir o banco de leite do ISEA – Instituto de Saúde Dr. Elpídio de Almeida, sugerindo, inclusive, que o Poder Público ofertasse incentivos, a exemplo de distribuição de fraudas descartáveis e kit bebê, buscando atrair as mães a doar o leite excedente.

De acordo com informações dos responsáveis pelo setor, a carência é grande, precisando ampliar a oferta de leite para atender mães que não conseguem produzir para alimentar seus filhos que nascem naquela maternidade.

Entendendo o assunto:

Durante a gestação, a hipófise, considerada glândula mestra e que como bem lembra o Dr. Ângelo Machado de Sousa, se situa na base do cérebro e é do tamanho pouco menor a um grão de feijão e sem ela a vida não seria possível (in Neuroanatomia Funcional, 2010), passa a fabricar um hormônio chamado de prolactina responsável pelo aumento de leite após o parto, mediante a sucção das mamas pelo bebê.

É fato que muitas mães chegam até a sentir grandes desconfortos pelo aumento da quantidade de leite produzido e aí, tem-se outras tantas em maternidade como o ISEA que sofrem pela ausência desse líquido essencial para o recém-nascido.

Como fazer:

Se você quer doar seu leite entre em contato com um Banco de Leite Humano, aqui em Campina Grande, no ISEA. Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese; Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem; Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura); Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo; Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue; Você poderá usar quando estiver seco. 

Telefone para maiores informações:

Secretária Municipal de Saúde (83)    3315 5101

ISEA Maternidade Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (83) 3310-6184/Ramal 212.

(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário