quarta-feira, 29 de maio de 2013

EM CAMPINA: BRUNO CUNHA LIMA DEFENDE NA CÂMARA A ATIVAÇÃO DE "CONSULTÓRIOS DE RUA" PARA INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS JUNTO A DEPENDENTES QUÍMICOS


O Vereador Bruno Cunha Lima (PSDB) defendeu na Câmara Municipal de Campina Grande a ativação, por parte da Secretaria de Saúde, do Programa do Governo Federal chamado de "Consultórios de Rua", que é uma metodologia eficaz no combate aos efeitos devastadores das drogas, principalmente o clack. 

De acordo com Bruno, fazer um reconhecimento do contexto que o Município vem apresentando é fundamental para desenvolver estratégias de enfrentamento ao consumo e à circulação de drogas, "mas existe uma demanda urgente presentificada na vida de crianças, adolescentes e jovens que fazem parte do grupo identificado pelos estudos sociológicos, como 'pessoas invisíveis', aquelas que a sociedade evita enxergar, até pelo quadro assustador e desumano com que elas se apresentam transitando pelas ruas e praças da cidade", pontuou.

A legislação brasileira prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não
autorizada e ao tráfico ilícito de drogas e define crimes.

A Ação do Crack

O crack é a cocaína fumada e, ao ser tragado, o vapor da droga vai direto para os pulmões e lá é absorvido imediatamente. Em seguida, cai na corrente sanguínea e, entre 10 a 15 segundos, o crack inunda o cérebro com uma substância chamada dopamina, que é responsável pela breve sensação de prazer, porém a duração do efeito da droga no organismo é de aproximadamente 15 minutos.

Para alcançar o efeito da primeira vez em que usou o crack, o dependente químico passa a necessitar de doses cada vez maiores, levando à tolerância e à compulsão. Então, o corpo passa a funcionar em virtude da droga: há perda de apetite, insônia, distúrbios de humor, ausência de cuidados com a higiene, problemas respiratórios, diminuição da libido, degeneração irreversível dos músculos, prejuízo cognitivo, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, logo reações como essas podem levar à morte.

O crack é uma forma impura da cocaína, devido à quantidade de insumos agregados à pasta-base da cocaína.

Embora seja uma droga mais barata que a cocaína, o uso do crack acaba sendo mais dispendioso: o efeito da pedra de crack é mais intenso, mas passa mais depressa, o que leva ao uso compulsivo de várias pedras por dia.

Consultórios de Rua

Os Consultórios de Rua é uma metodologia desenvolvida pelo Ministério da Saúde como um dos programas do SUS de atuação na área de saúde mental levando apoio ao dependente químico, através de interverções técnicas que avaliam, procedem cadastramento, triagem e encaminhamento para os diversos procedimentos médico-hospitalares.


João Pessoa e Campina Grande, foram as cidades do Estado que aderiram ao Programa do Ministério da Justiça ‘Crack – é possível vencer’ (07/05/2013) para aporte de recursos que se destinarão aos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social, e com a adesão do Município ao Programa do MS “Consultórios de Rua”, esse importânte instrumento se somará às iniciativas já existentes.

(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário