sábado, 1 de junho de 2013

CAMPINA GRANDE MAIS TECNOLÓGICA


A pontualidade do meio de transporte público é tida pelos modernos estudos de mobilidade urbana como fator fundamental por possibilitar ao cidadão um escalonamento de suas atividades diárias, permitindo um agendamento prévio dos pontos a ser percorrido para se chegar com segurança, conforto e previsão de tempo desejados.

Esse é o maior gargalo de cidades como Campina Grande que já possui um sistema integrado, mas que precisa avançar em muitos aspectos para garantir maior eficiência ao público usuário, de modo a funcionar inclusive como indutor de mudanças, e assim atinja o ideal máximo da mobilidade que é a de se deixar o carro na garagem e se deslocar de ônibus, para o bem da coletividade.

Uma iniciativa do Vereador Bruno Cunha Lima (PSDB) abordou na Câmara de Vereadores a praticidade que a tecnologia pode representar para o sistema de transporte público municipal.

De acordo com Bruno, sem ineditismo algum, várias cidades do país, através dos órgãos gerenciadores de trânsito urbano, utilizam aplicativos próprios para dispositivos móveis os quais informam ao usuário do transporte público municipal quais os itinerários e horários de ônibus daquele determinado ponto. Campina Grande, como um Polo Tecnológico reconhecido pela tecnologia de ponta e pela inovação, não pode ficar aquém dessa realidade.

Com esse aplicativo (para celular, tablet e outros dispositivos móveis) a pessoa poderá, acessar on line, informações sobre a empresa, itinerário e horário do ônibus a partir do ponto em que ela se encontra naquele momento. 

De acordo com Bruno, o reconhecimento do sinal é feito através da leitura opta de dispositivo implantado no próprio ponto, ligado ao sistema geral de transporte, como também, por sinal via satélite. "Esse sistema que permite ao usuário monitorar as distâncias e o tempo de chegada do ônibus e ideal para trabalhadores, estudantes e principalmente para pessoas portadores de necessidades especiais", explicou. 

Assim, com base na Lei Federal Nº 12.587 (Lei da Mobilidade Urbana) que estabelece diretrizes para a regulação dos serviços de transporte público, dos direitos dos usuários e de gestão de sistemas de mobilidade, foi aprovado em Plenário o Requerimento de Nº 1451/2013, no qual Bruno Cunha Lima solicita ao Poder Executivo através da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos a adoção desse aplicativo de informações, que deverá ser instalado nos pontos da região central e comercial, pontos turísticos, e demais pontos estratégicos.  


(Assessoria)

Um comentário:

  1. Bom dia vereador, que parabenizar você pelo excelente trabalho na camara e ao mesmo tempo gostaria se saber a quantas andam o projeto sobre o plano cicloviário de cg. um braço.

    Danillo Rocha.
    Zé Pinheio.

    ResponderExcluir