segunda-feira, 25 de novembro de 2013

EM CAMPINA VEREADOR PROPÕE CAMPANHA DE INCENTIVO A HORTA DOMÉSTICA ECOEFICIÊNTE



A boa alimentação é fonte de vida, previne contra doenças, confere longevidade com qualidade. Basta lançar um olhar sobre a cultura japonesa que faz do cultivo familiar dos principais alimentos, todos livres de agrotóxicos, um rito quase sagrado. Eles aproveitam os espaços ao máximo com criatividade e consciência ambiental.

Bem distante dessa realidade se encontra o nosso Brasil. Para se ter uma ideia clara dessa disparidade, Relatório 2012 da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) dá conta de que 36% das frutas, legumes e verduras consumidas no país está acima do nível de agrotóxicos, algo superior aos limites impostos pelas autoridades, de acordo com o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos nos Alimentos (PARA).

Diante dessa realidade preocupante, o Vereador Bruno Cunha Lima (PSDB) protocolou Projeto de Lei nº 407/2013 que cria a campanha de incentivo à cultura da horta doméstica ecoeficiente no Município de Campina Grande.

O projeto contempla ações permanentes, encorajando parcerias para aprofundamento técnico e metodológico voltado especificamente para o planejamento da campanha junto às comunidades locais. A ideia é envolver maior número possível de núcleos familiares no cultivo de hortas domésticas ecoeficiênte.

Segundo Bruno Cunha Lima, com o desenvolvimento dos trabalhos, em pouco tempo, as famílias terão em suas mesas frutas, legumes e verduras totalmente livres de agrotóxicos, cultivados em seus próprios lares. “Além de representar um ganho significativo na economia do lar, as hortas domésticas ecoeficiêntes são pedagógicas e funcionais, podendo figurar inclusive como forte componente psicoterápico, para pacientes específicos ou, em última análise, como prática de terapia ocupacional”, destacou.


 (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário