sábado, 30 de novembro de 2013

EMPREGO E RENDA ESTÃO NO ECOTURISMO E TURISMO SUSTENTÁVEL



Além do aumento da oferta de empregos e geração de renda o setor turístico se constitui uma fonte privilegiada de atração de vários investimentos em outros setores. O Estado da Paraíba tem se notabilizado por essa percepção e Campina Grande não pode negligenciar esse potencial em toda sua completude, seja histórica, cultural, religiosa e de eventos.

Buscando criar mecanismos legais de consolidação dessa abordagem, o Vereador Bruno Cunha Lima (PSDB) protocolou o Projeto de Lei nº 357/2013 que dispõe sobre a política de desenvolvimento do ecoturismo e do turismo sustentável no Município de Campina Grande.

O projeto tem por objetivo desempenhar função regulatória e norteadora de políticas públicas voltadas para o estabelecimento de regras, instrumentos de gestão e recursos a serem definidos com diversos setores sociais, econômicos e governamentais, a fim de garantir a preservação da biodiversidade, demarcando limites, organizando e dirigindo ações logísticas que criem a ambiência harmônica para exploração das diversas atividades econômicas sem prejudicar o meio ambiente, sua principal fonte, por isto ser denominado de ecoturismo e turismo sustentável.
De acordo com o Vereador Bruno, autor da propositura, “Campina Grande tem esse potencial e precisa avançar com a delimitação de políticas de fomento de uma atividade econômica que, mundialmente, está ganhando projeção, gerando riquezas com o mínimo possível de alteração de ecossistema”, pontuou.
______________________________________________________________________________________________________
Você sabia?
O ecoturismo, segundo a EMBRATUR, é um "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.
O ecoturismo é um segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano. A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões.
_______________________________________________________________________________________________________________________
(Assessoria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário